NewsCamp 2010: chegou a hora de agir!

24 nov

A sexta desconferência dos jornalistas deixou uma lição pessoal muito intensa: é preciso urgente mudar de atitude, principalmente, aqueles que respiram e vivem a cabeça de papel. Não se trata de usar as ferramentas, de ter milhões de amigos, de estar antenado ao que os americanos fazem na era digital, mas de dar as mãos entre guetos e colocar as idéias fora do papel. Na prática, a lição virou realidade e os meninos da Casa ( @andredeak e @markun) colocaram um projeto bastante interessante na roda. Veja mais aqui.

Não há dúvida de que rodas são mesmo o principal jeito de fazer amigos, conhecer projetos, plantar sementes, mas o NewsCamp também ensinou muito sobre Jornalismo Digital, esclareceu conceitos e mostrou as possibilidades da redação do futuro. Caru Schwingel ensinou que esses códigos todos que fazem a gente publicar de graça e conversar uns com os outros não são só tecnologia, mas sim recursos para fazer o que se chama jornalismo digital ou cibercultura. Ou seja, o código é a mensagem. Então, programadores, preparem-se para revolucionar o jornalismo no Brasil.

Veja a entrevista com Pedro Valente:

Vale lembrar que toda mensagem precisa de contexto. Os velhos intelectuais precisam intervir neste processo para que a revolução dos desenvolvedores tenha ainda mais sentido. E também para ensinar esses novos jornalistas conceitos básicos de cidadania. Eu ainda tenha a sensação de que agora temos a oportunidade de transformar o jornalismo em o principal instrumento do direito humano à informação.

Veja também a entrevista com Caru Schwingel:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: