NewsCamp no Fórum da Cultura Digital 2010

25 out

O NewsCamp volta como uma das redes da grande teia, que se formará  na Cinemateca, em São Paulo, entre os dias 14 e 17 de novembro, durante o Fórum da Cultura Digital 2010. A ideia é trazer de volta os 400 inscritos nas cinco edições da desconferência para partilhar informações, histórias e experiências. Afinal, o que mudou?

A primeira edição do NewsCamp foi no mês de março de 2008, quando o tema principal era blogs e surgia um grupo de jornalistas que discutiam montar o primeiro site colaborativo político. O site nunca foi ao ar, mas reuniu muita gente interessante que formou empresa, arrumou emprego e até contribui para criar a Casa da Cultura.

A segunda edição foi a mais plural de todas e reuniu um público não só de jornalistas, mas blogueiros, publicitários e profissionais da área de Relações Públicas. Gente de gueto diferente só pode resultar em diversidade de temas. Exemplo? Monetização e crise do impresso.  Nesta edição, fizemos um Esquenta antes da grande festa. E muita conversa rolou entre blogs antes da desconferência em si. Confira os temas com a tag Esquenta.

Na terceira edição do NewsCamp, surgiu a colaboração de mais gente durante a organização do evento, o que resultou num formato mais híbrido com oficinas, palestras e muita, mas muita desconferência. As tribos continuaram vindo de todo canto: blogueiro, programador, AI, jornalista, assessor de imprensa. Muita coisa boa rolou naquele NewsCamp, considerado com maior público de 100 pessoas.

A quarta edição fechou o ano de 2008, com a ajuda de Rodrigo Savazoni e Paulo Fehlauer na organização do evento. Mais uma vez, a desconferência ganhou cara nova e, desta vez, o público foi formado por tribos de dois cantos: jornalismo e comunicação corporativa. O evento foi dividido em duas temáticas: jornalismo multimídia e RP Digital. Foi assim que surgiu a lista RP Digital com apoio da Abracom, liderada por Eduardo Vasques.

No ano de 2009, fizemos a quinta edição da desconferência com a presença predominante dos profissionais da área de comunicação corporativa, que naquela época discutiam: publicidade, viral ou relacionamento?

Agora, faremos a sexta edição dentro do Fórum da Cultura com apoio do Ministério da Cultura e sob a coordenação de André Deak e a equipe da Casa. É hora de resgatar o que passou, mas também olhar para o futuro diante dos problemas do Oh My News entre outras questões do jornalismo colaborativo. Afinal, ele existe mesmo?

A programação do NewsCamp 2010 será publicada também no site Jornalismo Digital e deve rolar esquenta por lá. As inscrições já estão abertas aqui. Data e horário serão definidos junto com a rede. Você faz parte dela e pode opinar quando ( entre os dias 15 e 17) e como (temáticas) acha que o NewsCamp 2010 deve ser inserido dentro do fórum!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: