Aquecimento

6 nov

Como bem disse a Ceila, teremos algumas boas novidades nessa nova edição do Newscamp. Além de recursos que permitirão a transmissão da conversa sobre jornalismo multimídia em tempo real, com a possibilidade de chat para que profissionais de outros Estados participem, vamos colocar um tema polêmico novamente em discussão.

Na última edição, alguns ânimos se exaltaram durante o bate-papo sobre Relações Públicas Digitais. E é sim um tema confuso, assim como o próprio mercado. Vou deixar algumas perguntas no ar e que devem ser tratadas por lá:

  • Relacionamento com mídias e redes sociais é um trabalho que pode ser feito por agências digitais (especializada em marketing e publicidade)?
  • Há espaço para a participação das agências de relações públicas/assessorias de imprensa nesse mercado? Acredito que sim, mas como ele deve ser ocupado?
  • Quem trabalha em agência de RP, comunicação, assessoria, precisa entender de tecnologia (SEO, por exemplo) para trabalhar nesse novo nicho de serviço que se abre?
  • Os executivos e empresas estão realmente preparados para comprar e usar esses serviços? Tenho batido nessa tecla com muita freqüência. Se a resposta for positiva, as ações consideram o longo prazo ou são apenas “hype”?

Queria fazer apenas essas pequenas provocações para estimular o debate e ensaiar um pouco do que o pessoal vai ver por lá no próximo dia 29. Até o começo da semana que vem devemos estar com o formulário de inscrições pronto.

Eduardo Vasques

Anúncios

2 Respostas to “Aquecimento”

  1. ceilasantos novembro 12, 2008 às 8:05 am #

    Du, acho que o mercado de comunicação como um todo precisa inserir a web dentro de casa. Isso é um desafio para publicidade, veículos de comunicação, rps, assessores de imprensa e também para empresas e seus respectivos públicos. Como cada um deverá agir a partir de agora? Eu arrisco que de maneira mais integrada e colaborativa. Pode até parecer que um invade muito o caminho do outro ( isso é verdade), mas não acredito que essa convergência represente mudança drástica de ação onde quem cuida de relacionamento passa a fazer publicidade, e vice-versa. A diferença é que o RP precisa conhecer mais de publicidade e criação, e vice-versa. As barreiras estão apenas diminuindo para que a comunicação torne-se mais eficiente. Intermediário é um papel que precisa mudar muito…Que tal pensar em mediadores, integrantes ou até gestores… quem sabe!?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Newscamp - a última edição de 2008 « Pérolas das AIs - novembro 14, 2008

    […] está fechada, mas pode sofrer algumas alterações. Participe, discuta. Já até publiquei algumas provocações no blog do evento. Não esqueça que, para participar, é preciso fazer a inscrição. Está tudo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: