TV Digital é coisa pra daqui 10 anos?

3 ago

Adoraria ter acompanhado de perto Rentato Cruz e Ricardo Mucci na oficina TV digital, mas fiquei só uns dez minutinhos na sala e, Bingo!, ouvi exatamente uma opinião sobre as dúvidas que tenho nessa seara: “a Tv digital deveria fazer filtro do filtro do Google”, profetizou o Mucci.

Opa, opa, opa! Alguém falando sobre futuro, tendência, justamente numa área em que o discurso não saiu da velha problemática do desafio técnico, econômico e político. Ahhhhhhhhh, já era: a desconferência tem esse problema de perder oportunidades únicas da vida de discutir o futuro para entender um pouco o presente e, infelizmente, a participação interrompeu a única frase que ficou na minha cabeça quando entrei na oficina da TV digital e voltou a discutir o “óbvio”. Ops, sorry, o desafio de agora: money do brasileiro, mercado, desenvolvimento, interoperabilidade dos diferentes canais e vontade das emissoras.

Tem uma coisa interessante que percebi nessa sala (fiquei só alguns minutos, tá) é que entre a galera que falou no NewsCamp nesta oficina há uma certa necessidade de mostrar que entende do assunto ao invés de realmente aproveitar a presença de dois caras como Renato e Ricardo. Fica aquela baboseira que já foi mais que apurada na imprensa sobre o interoperabilidade do celular,  o tal set-top-box que não tem o Ginga pra oferecer interatividade e ( o pior) aquela crítica boba de jornalista que gosta de mostrar que nada dá certo: “isso é só daqui 10 anos” e perde a chance de começar a pensar sobre os cenários de oportunidades que a Tv digital vai pintar para nós, os jornalistas, seja daqui 5, 10 ou 100 anos. Não importa quando?, mas é fundamental que se pense COMO? porque responder isso é um processo demorado que envolve mudança de cultura.

Mucci foi além e disse a frase mais repetida entre gente que está dentro da internet: “isso acontece de fora pra dentro”. Opa, opa, opa, então, de novo são as garagens que vão inovar na oferta da interatividade pela TV. E, caro amigo, responda-me: o que você está fazendo agora pra aproveitar essa oportunidade?

Mucci dá dica de novo: EDUCAÇÃO – “os blogueiros ( eu acrescento: os blogueiros multimídia) têm uma missão importante na educação”. Como queria nessa hora ser uma apaixonada por câmeras e filmadoras para dizer ao Mucci que tenho cinco tutoriais sobre o uso do RSS, do blog e até de como fazer pesquisa no Educarede no YOU TUBE ou usando a câmera do meu celular e aquela porrada de recursos que essa galera multimídia domina pacas. Mas ainda tô presa na formação de comunidade e no mundo do hipertexto. Você que estava na sala e tem potencial para isso marcou uma reunião com Mucci? Foi legal a conversa?

Ah! pensando bem, bobeira a minha, né! Tv digital, IPTV é coisa pro futuro, né!? Tá bom e quem foi que lhe disse que o futuro é feito amanhã?

PS:Quem puder fazer um relato mais sensato sobre o que rolou na oficina de TV digital, agradeço. O Renato já começou essa narrativa no blog dele e se puder nos enviar a URL do seu blog pra gente recomendar você também, agradeço!

bjkas

Ceila Santos

Anúncios

Uma resposta to “TV Digital é coisa pra daqui 10 anos?”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Construir o NewsCamp é pura Arquitetura de Informação « Mídia Social - agosto 4, 2008

    […] que a melhor desconferência seja aquela que tenha ainda mais foco. Quando Mucci disse que a TV digital deveria fazer o filtro do filtro do Google, ele também me ensinou que projetos que envolve pessoas diferentes com interesses comuns também […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: