Existe Camp com controle?

23 abr

Uma das críticas à desconferência é de que o evento não proporciona conclusões…Ops, talvez essa seja uma conslusão, certo? Wagner Fontoura mostrou na segunda edição do NewsCamp que o formato do evento é justamente trazer à tona perguntas que nem sempre terão respostas naquele momento. Eu, particulamente, vejo os Camps como um evento personalizado, onde não há mote nem conclusões comuns. Afinal, cada um é responsável por fazer sua própria programação, inclusive aquela do networking que resulta sempre em boas conversas nos corredores dos Camps.

Há uma insatisfação grande entre amigos de que o NewsCamp é legal, mas…não permite aprofundar temas e, consequentemente, não resulta em inovação. E a coitada da monetização  tem sido a culpada pelos críticos de que Camps não valem a pena porque só se fala disso. Não é verdade de que monetização foi tema central do NewsCamp e muito menos que a briguinha da vaidade entre jornalistas e blogueiros tomou conta da segunda edição do evento. Pelo contrário. Houve sim bastante aprendizado quando se fala de convergência e modelos de negócio.

Minha sensação é de que o sonho de quem busca respostas é ter um NewsCamp que aborde sobre jornalismo online, perfil do profissional multimídia, modelos de negócios estáveis para nova mídia. Ou seja, um programa estático que traga pessoas relevantes que nos dêem a chance de aprofundar nossos conhecimentos. Isso é possível num Camp?

Eu acredito que depende do aprendizado de quem está disposto a participar de um NewsCamp. Afinal, a vida online é um aprendizado assim como Camp. Mas para avançarmos é preciso de participação, seja de ícones do jornalismo online, de blogueiros comuns, de repórteres padrão,  de acadêmicos, de publicitários, enfim, tudo depende de quem participa e o quanto está disposto a participar mesmo que seja na salinha dos fundos com mais dois NewsCampseiros que sonham em descobrir como a transformação de paradigmas permitirá a convergência da nova mídia.

Faça sua inscrição para próximo NewsCamp, que tudo indica que será em JUNHO e convide amigos que você gostaria de ouvir. É só assim que poderá criar um NewsCamp com sua cara. Afinal, desconferência não tem controle, organizadores e muito menos alguém que possa determinar as tags do mural sozinho.

Anúncios

Uma resposta to “Existe Camp com controle?”

  1. abril 24, 2008 às 1:53 pm #

    Ceila, espero realmente que tenha mais adeptos no próximo newscamp, mas fico pensando em quem já participou da última desconferência e não quer rever os tópicos já discutidos.
    Sei que as pessoas estarão livres para colocar suas tags na cartolina – dando, aí, uma certa diversidade de debates ou não -, mas receio que elas não saiam dos assuntos que, na minha opinião, já estão bem batidos.
    Sugestão: o que acha de fazer um wrap-up do que foi discutido no último newscamp – os posts já ajudam, com certeza! – e tentar dar continuidade com idéias diferentes, fazer um follow-up do que foi sugerido como iniciativa (lembra do encontro entre blogueiros e mídias promovido pelo Gil?)… enfim, o que for para não deixar as idéias morrerem no papel (aliás, nos blogs).
    Claro que isso vai depender se a maioria dos que estiveram presentes no newscamp anterior estiverem também de corpo e alma no próximo encontro. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: