Atitude de Jornalista na era da colaboração

2 abr

Nosso primeiro debate no Esquenta do NewsCamp já começou e trata-se de um desafio enorme para quem vive o mundo dos coleguinhas e quer fazer jornalismo cidadão. Tonobohn foi quem colocou a tag na roda no seu blog Oito Passos.

 Eu, particularmente, acredito que essa mudança de postura – criar debate a partir da participação do internauta – não é tarefa fácil diante da rotina do jornalista. Tem um fator importante que não podemos esquecer diante do descaso com jornalismo cidadão: a imprensa ainda é mantida financeiramente pelo FECHAMENTO.

Quem não quer seu jornal quentinho de manhã em casa assim que começa preparar o café? Eu quero. E, por isso, obrigo as editoras tornarem PRAZO mandatório dentro das redações. Quem tem hora estabelecida não tem tempo para monitorar opiniões e estimular participação. Ou seja, não é apenas uma mudança de postura, mas principalmente uma mudança de estratégia. E isso nenhum jornalista tem capacidade de mudar a não ser o dono do jornal. Essa é minha opinião agora, mas a partir de um debate posso ver as coisas com outros olhos, ou não.

Quem topa continuar essa conversa entre blogs ou comentários aqui? Renato? Equipe do Redação 2.0? Aninha? Ou você?

Atenção: Esquenta do NewsCamp acontece no mundo virtual agora até dia 10 de abril, mas a desconferência ao vivo só começa e termina no dia 12 de abril, a partir das 9 horas, no Gafanhoto, em São Paulo. Para participar, basta clicar na aba Inscrição!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: